Equipe RYU SANG KWAN

Equipe RYU SANG KWAN

Postagens populares

Grão Mestre Sung Jae Park e o Hapkido


História do HAPKI - DO









Devemos lembrar também que as escolas de artes marciais não seguiam os padrões atuais que estamos acostumados. Não havia um curriculum definido, a sequência de aprendizado seguia o que o mestre considerava importante naquele momento, havia o clima de guerra, nem todo ensinamento era aprendido em academias, muitos conhecimentos eram passados pelos familiares e não havia uma graduação padronizada.
Foi neste ambiente que nasceu em 10/11/1938 o Grão Mestre Park Sung Jae, primogênito de uma família de 5 irmãos (4 irmãos e 1 irmã).
GM Park Sung Jae nasceu na cidade de Hwan Hae Do (atualmente parte da Coréia do Norte) e migrou-se posteriormente para Seul, capital da Coréia do Sul.
Seus primeiros contatos com artes marciais iniciaram-se dentro de casa por volta dos 4 anos de idade, já que seu pai e tios eram praticantes de algumas artes marciais coreanas, porém foi as 6 anos que vestiu um Do Bok (kimono) pela primeira vêz para iniciar de fato seu treinamento em artes marciais.
Seu pai era exímio lutador de Sshireum (tipo de sumô coreano), porém seu aprendizado na verdade foi feito com seu tio No Suk Pak que praticamente o adotou.
O senhor No Suk Pak era mestre em Yudo, Gundo e extramente habilidoso com o uso da bengala, bem como profundo conhecedor de Sshireum (tipo de sumô coreano).
O mestre No Suk Pak foi diversas vezes campeão de Yudo e era bem conceituado na comunidade coreana. Havia também outra arte marcial antiga que o mestre No Suk Pak dominava com perfeição e que fora ensinado a ele pelo mestre Ik Joon Hong o que viria a se tornar a base principal do Hapkido moderno transmitido pelo GM Park Sung Jae. Tratava-se do Hapki Yu Sul.
Hapki Yu Sul é uma arte marcial multidisciplinar cujas palavras que formam o nome significam literalmente o uso da flexibilidade em harmonia com as energias vitais.
Era no fundo do seu quintal que o jovem garoto Park Sung Jae iniciava-se no caminho das artes marciais.
O mestre No Suk Pak era muito rigoroso com seu jovem aluno e castigos físicos eram bastantes comuns, bem como forçava exercícios físicos intensos e nas demonstrações de golpes, mostrava quão doloridos eram as técnicas.
Como forma de avaliação de seu aprendizado e uso de sua técnica, o mestre No Suk Pak ordenava a seu jovem discípulo que enfrentasse alguns marmanjos na rua e voltasse vitorioso de suas brigas.
Na faixa dos 11/12 anos o jovem Park Sung Jae também havia iniciado treinamentos com a arte marcial chamada Tang Soo Do com um outro mestre chamado No. Este mestre era bastante conhecido na região pelas suas qualidades técnicas e foi aí que o jovem Park Sung Jae ampliou e aprimorou suas habilidades nos chutes.
GM Park Sung Jae obteve a primeira faixa preta com a arte marcial Yudo, aos 13 anos de idade.
Naquela época para se obter uma faixa preta era necessário participar de um campeonato nacional realizado todo ano e não havia distinção de pêso ou idade nesta competição. O jovem Park Sung Jae tentou obter a faixa preta por 3 anos seguidos até que no quarto ano ele conseguiu a façanha derrotando 3 oponentes adultos, maiores e mais pesados que ele. Este fato foi noticiado amplamente nos jornais em função da pouca idade do jovem Park Sung Jae e pelas características dos adversários derrotados (eles eram todos da guarda policial da Coréia que estavam tentando sua graduação em Yudo).










Nos anos 60 como a Coréia já estava um pouco mais adaptada com o cenário pós ocupação japonesa e a guerra cívil, surge a necessidade de organizar melhor as artes marciais, bem como de resgatar determinados valores da cultura coreana. Com este objetivo alguns dos principais mestres de artes marciais e orgãos do governo decidem criar a Korea Kido Association numa tentativa de unificar as artes marciais coreanas semelhantes debaixo de uma única organização.
O GM Yong Sul Choi passou a ser o primeiro presidente desta organização.
Como a Korea Kido Association não era exclusiva para a organização do Hapkido e vários outros mestres perceberam a necessidade de dar maior foco e de fortalecer ainda mais esta arte marcial, o Sr Dae Hoon Choi, pertencente a uma família de militares e presidente da Ki Ap Do (tipo de CHA RYUK), cria a Korea Hapkido Association.
Em 1965 esta associação é organizada e em 1967 registrada oficialmente,
sendo esta a primeira associação oficialmente reconhecida pelo governo coreano.
O sr Dae Hoon Choi foi o criador do símbolo da águia segurando a flecha.
A Korea Hapkido Association foi presidida pelo sr Dae Hoon Choi, tendo como presidente de honra o sr Cheng Kyu Pak (cargo político).
O GM Park Sung Jae foi escolhido para assumir a secretaria geral e o mestre Ji Han Jae para ser o mestre geral.
Nesta associação estavam filiadas na época cerca de 34 academias com estilos variados de Hapkido.
Os principais objetivos desta associação eram a unificação do Hapkido, divulgação e padronização dos treinamentos e técnicas.
Uma série de padrões, conceitos, filosofias, etc, foram redefinidos pelos mestres participantes da diretoria e então divulgados para as academias filiadas.
Vários seminários foram realizados e diversos materiais distribuídos para as academias.
GM Park Sung Jae, como secretário geral, tinha um papel fundamental nas questões relativas a organização dessa associação, bem como na elaboração dos certificados onde constavam sua assinatura.
















Nenhum comentário: